domingo, 21 de novembro de 2010

Paris

Fala galera,

Bom vou tentar por o blog em dia essa semana, vamos ver se eu consigo. Segue o tópico sobre Paris.

A Cidade: ***

Talvez quando eu me casar e por um desejo inexorável de minha esposa eu volte a Paris tendo uma outra perspectiva da cidade. Paris não é nada demais. Salvo os pontos turísticos mundialmente famosos, que palavras de meu companheiro de viagem, pra nada servem senão cobrarem para as pessoas visitar, a cidade em si é uma cidade bastante comum.

Mais pontos negativos é que eles não recolhem as folhas das calçadas, o que no outono aqui é um problema, e unida a chuva, comum nessa época do ano, se tem um liquido viscoso que não é muito agradavel de se pisar. Nos parques, muito bonitos mesmo em dias de chuva, as passarelas são de areia, todo o glamour de uma mulher de salto acaba ali não?

Agora que eu já acabei com a cidade, deixe-me falar de outra coisa. Apesar da torre eifel por exemplo, não ter serventia alguma. É um pouco emocionante vê-la na paisagem, não digo visitá-la, mas quando ela surge na paisagem é quando meio que ficha cai de onde eu estava. Aquela imagem sempre vista na TV e Fotos ali, imperativa a sua frente.


Primeira vez que avistei a Torre. Não tava um dia bonito, mas a foto ficou boa mesmo assim.

Pontos Turísticos: *****



Paris é uma cidade que vive do luxo, e existe uma ligação muito forte entre o luxo e a arte. Onde existe dinheiro existem patrocinadores para eventos culturais. Assim pela cidade é possível avistar algumas galerias de artes, teatros, e cinemas os quais passam filmes franceses, que eu particularmente não sou um grande fã, mas já vi alguns bons.

Também é uma cidade que tem uma história a qual todo brasileiro já deve ter estudado em algum momento que é a revolução francesa. E com isso muitos museus e monumentos foram erguidos. Além disso a França já foi a capital de um império quando Napoleão resolveu pegar a europa pra ele. O Arco do Triunfo por exemplo é um monumento bélico, para comemorar uma vitória.

No Arco do Triunfo tem o nome de todos os generais do exército servindo como um memorial. Não teria lugar melhor para um memorial para generais que no símbolo da vitória.

Considerações Finais: Na minha opinião esses monumentos existentes não só em paris, mas em londres e outras capitais, são o que torna palpável à população as conquistas de um país, e neles estão um passo importante para criação de uma identidade nacional. Falta um pouco disso para o Brasil. Suas conquistas ou não são consideradas boas o suficiente, ou não a população não consegue entende-las, e com a torre, a estatua gigante, o arco gigante, o obelisco, as pessoas passam a ter algo que simboliza aquilo e passam, talvez não entender de fato, mas ter algo em troca daquela conquista. Quando isso não é feito, o governo faz uma ação publicitária que é alto suficiente em petróleo, e a população diz, "e daí? que que eu ganho com isso?".

Bom, desculpa a viagem nas considerações finais, mas era um pensamento que aflorou lá.

Em breve Amsterdan!

Fui

Gus

PS: Já achei um lugar pra postar as fotos, o upload é um pouco lento mas muito mais rápido que aqui. Essas 3 fotos já vieram de lá, e vou testar eles nos demais posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário