domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lost Europeu

Fala galera,

Depois de um tempo sem postar, mais um post das minhas andanças. Eu devo conseguir fechar todas as minhas andanças com esse e outros 2 posts. Depois disso só restarão posts especiais e o de finalização deste meio que vos comuniquei como vem sendo minha viagem.

Bom depois da Alemanha, fomos de carro de munique até Praga para virada de ano. Expectativas elevadas uma vez que era considerado um dos melhores lugares para c passar a virada. A cidade é bem grande. Muitas ruazinhas tortuosas q se ramificam e formam um verdadeiro labirinto. As construções tem aquele ar antigo de leste europeu, no entanto o movimento de pessoas faz com que o lugar se torne mais vívido.


Charles Bridge cortando o danúbio.

Eu diria que eu dei azar de passar por lá em tal data. O índice de furtos é muito elevado, o qual fui vítima no metro, e a temperatura é muito baixo. Chegamos a pegar 15 graus negativos. O vidro do carro congelava por dentro. Apesar dos pesares é um lugar legal. Tem varias torres, uma ponte legal, um castelo, uma igreja com um relógio esquisito, mercados de natal. Se come o mesmo que se come na alemanha. Isso não só pra praga mas pro leste europeu em geral.


Mercado de natal na Old Town Square

Após praga, passei rápidamente por Plzen(ou Pilsen), q serviu de posto de descanso após 10 dias na estrada, uma vez que não tinha muito o q fazer por lá. Depois de Plzen fui pra Budapeste.


Foto tirado de Buda que da uma boa visão de Peste. A ponte é chamada de chain bridge e na esquerda da pra ver o parlamento, um dos prédios mais bonitos da cidade.

Budapeste foi a melhor cidade que eu visitei das cidades consideradas em países do leste europeu. Ela é na verdade a junçao de duas cidades, Buda e Peste (q c fala Peshte). O lado de Buda é mais sério, é onde se encontra o castelo e os palácios reais e fica em um morro junto a rio danúbio. Cruzando o rio vem Peste, q é onde as coisas acontecem. Boa parte do que c tem pra visitar ta por lá, restaurantes, área turística e etc...

Essa é a basílica. Coloquei a foto pq achei interessante que é uma das únicas (ou a única) igrejas a não ter jesus no altar e sim o Rei da hungria, que foi considerado santo pela igreja.

É uma cidade com certo agito, pois o povo é um tanto quanto festeiro, e com uma bagagem histórica monstruosa. Participaram ativamente das tres grandes guerras que o mundo viveu: As duas guerras mundiais e da guerra fria, uma vez que foi dominada pelos russos. E é possível ver traços de todos os períodos pelas ruas. Existem até tours específicos pra cada período.


Casa de banho. Eu fui em uma parecida com essa. Se bobiar é até a mesma mas não fiquei em uma sala tão grande.

O território também foi dominado por turcos em algum momento do passado, onde eles adquiriram a cultura das casa de banho. Nada mais é que grandes piscinas termais (termas naturais, fede...) que o povo fica dentro cozinhando. É muito explorado como forma de tratamentos alternativos, sendo que a maior delas tem até um hospital acoplada.

Lado histórico de bratislava.

Despois de Budapeste visitei Viena, que não é leste europeu, então vou falar dela em outro Post. Após Viena, fiquei um dia em Bratislava. Só passei por lá por ser uma porta de entrada e saída para região. Tendo um bom aeroporto e voos parados para lá e saindo de lá. Bratislava é a capital da Eslovaquia. É uma cidade de negócios, com uma área comercial extensa. Da impressão que a Republica Tcheca ficou com a parte cultural, e a Eslovaquia ficou com as riquezas. Como história e cultura não é muito rica, chega a ser um pouco artificial a parte turística, mas não vou dizer que é um lugar ruim de c visitar. É um lugar que está se desenvolvendo e que ainda não está preparado para receber pessoas de fora.

Bom, bem resumidamente essa foi minha passagem pelo Leste Europeu.

Leiam o próximo tópico falando de Viena que foi um lugar que eu gostei muito.

Abraços,

do Gus.

PS: Todas as fotos foram coletadas no Google.
PS²: Eu poderia ter feito o caminho entre as cidades de barco, 3 das 5 eu tenho certeza que são cortadas pelo danúbio. Viena e Plzen eu não tenho certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário