domingo, 20 de fevereiro de 2011

Beatleland

Caros leitores,

Poucos posts restam para o fim das atividades deste blog. Quando Gus não estiver mais na europa não tem o porque continuar escrevendo aqui. Preparem-se para prencher a lacuna que este espaço lhes deixarão nos momentos de tédio profundo aos quais este aparecia brilhando como ouro em uma opção de como matar 5 a 10 minutos de forma agradavel eu espero.

De qualquer maneira ainda restam alguns posts pra por em dia. No dia 28 de Janeiro voltei a terra da rainha para visitar uma amiga em londres e fazer coisas que acabei não fazendo da primeira vez que estive lá. Dessa vez a rainha não me sacaniou e não cancelou a troca da guarda. O melhor de toda a cerimonia são as músicas tocadas pela banda, dentre elas New York (na inglaterra?! mas tudo bem, é uma bela música) e o tema de 007 (aí sim, boa escolha!).

Hard Rock Vault

Visitei o cofre da Hard Rock que contém objetos, instrumentos, acessorios, contratos, de musicos famosos. Foi onde eu comecei a respirar Beatles. Muitos contratos, cartas, letras de músicas espalhadas pelas paredes. Também visitei o estádio do arsenal Emirates Arena, e sinceramente, todo time de futebol deveria visitar aquele estádio para entender o que é estrutura profissional. O estádio em si é simples, não tem muito o que impressionar em arquibancadas, mas os vestiarios e estrutura da entrada das equipes no estadio até a ida para o campo é muito interessante.

Amiga de Londres, Elo. Essa foi a última vez que eu fui visto sem barba!

Após londres uma passada rápida por Manchester, só pra sentir a cidade. Uma cidade que tem uma vida noturna bem agitada. Muitas pessoas andando pela rua, muitos bares, e baladas nos arredores da praça principal. Fora isso não tem muito pra se ver. Uma cidade bem comercial. Achei um lugar agradavel, mas como fiquei menos de 24hrs nela, não posso dizer com certeza. Quem sabe numa próxima?

Picadilly Large - Manchester

Após Manchester chego à Beatleland. Liverpool, a cidade que respira beatles. Cidade natal de uma das primeiras bandas a atingir o sucesso global, muitas referências à banda são possiveis de serem vistas pelas ruas. Sejam ruas com nome de músicas (ou músicas com nome de ruas! haha). Seja lugares que são citados nas mais de 150 músicas dessa banda de rock britânico.

Lá visitei o museu dos Beatles, o qual é bom, nenhuma maravilha, mas conta bem a história da banda e tem uma quantidade considerável de materiais, mas falta música. Após fui até o pub em que eles foram descobertos, que ainda funciona normalmente, The Cavern. E o lugar é fantástico. Tem muitos covers de Beatles mas também recebe bandas novas. Entrei no lugar esperando ficar uma meia hora, tomar uma cervejinha e me senti tão bem naquele ambiente que acabei ficando por 6 horas e tomando... bom, tomando algumas cervejas. Tinha planejado visitar alguns outros lugares mas acabei não visitando. Não me arrependo, pois valeu muito apena e eu certamente faria outra vez. Passei de admirador a fan da banda inglesa depois de passar pela cidade, e recomendo a qualquer 1 que goste de música. E quem não gostar de música, favor rever seus conceitos.

Dentro do the cavern de frente pro palco. Mais ou menos onde eu fiquei.

No mais Liverpool é uma cidade agradavel, portuária, e a zona em que se encontra tudo é a zona portuária (o contrário da maioria das cidades). O que acaba sendo interessante pois a paisagem do centro se torna bem diferente quande se tem o mar e grandes návios de um lado e as lojas, prédios, bares do outro. O Centro cultural é uma doca, o que eu achei genial. Um quadradão com o Mar no centro e os museus a sua volta.

Albert Dock - Liverpool. É onde estão os museus.

Acabei perdendo meu voo pela terceira vez na europa (é isso aí galera sou tri! só me falta o voo pro brasil, espero não estar indo rumo ao tetra). Como outro voo era caro e eu tinha que voltar por que já tinha a passagem para a Italia (proximo post) comprada, tive que procurar uma maneira alternativa de ir até lá. Encontrei a opção de ir de onibus/barco/onibus. Isso aí atravessei o Irish Sea no barco. Era um barco grande e tirando a sensação de estar bebado sem ter bebido, foi tudo tranquilo.

Bom,

Até mais ver,

Abraços

do Gus.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Viena

Pois bem,

O correto seria incluir viena no post anterior Lost Europeu, uma vez que visitei essa cidade entre as cidades citadas em tal post. No entanto foi um dos lugares que mais gostei, talvez não só por causa do lugar, mas certamente a atmosfera da cidade tem parcela.

Vamos lá... Viena é a capital da Austria e fica extremamente perto de Bratislava e razoavelmente perto de Budapeste. É famosa pelo chocolate e pela música, de onde vem seu apelido, city of music (cidade da música). Se fala alemão, mas boa parte da população jovem no mínimo arranha ingles.

Eu cheguei na cidade no fim da tarde, de onibus, peguei um metrô (q não possui controle nenhum se voce pagou ou não) e não foi muito difícil encontrar o hostel a cerca de 500m da estação. A minha sorte dessa viagem toda foi a escolha desse hostel. Assim que entrei ja vi uma placa indicando um happy hour no bar do hostel. Me acomodei em minha cama e fui conferir. Lá conheci o barman Halei (Nova Zelandia), Jorja (Australia), Chris e Christen (Casal dos EUA) e outras 2 minas americanas que eu não consigo lembrar o nome. Esse pessoal que me acompanhou praticamente por toda a viagem.

Hostel Ruthensteiner! Boas lembranças...

A cidade é animada, tem uma região chamada triangulo das bermudas onde se concentram boa parte dos bares e baladas, onde se pode encontrar música de vários estilos. Acho que foi o primeiro lugar que eu passei por um bar que tocava música erudita. Curioso, mas não muito animado. Mas claro tinha bares que tocava pop, rock, eletronico, como todo lugar.

Da esquerda pra direita, Chris e Christen. E Jorja. Infelizmente não encontrei fotos do resto da galera q eu citei.

Se eu não me engano, um amigo do meu pai disse uma vez que se você quer conhecer uma cidade ou um país, você tem que ir em um mercado, dessas feiras de rua mesmo, que vende de tudo. Passei por acompanhando a Jorja e Casal dos EUA, onde almoçamos um Schnitzel, que nada mais é q Frango, Carne ou Peru a milanesa, como batata frita ou salada. Mas é bem comum por lá, meio típico e tal. No mercado vendia muitas frutas secas, massa pré cozida, alguns petiscos, amendoas, pães, enfim, coisas que geralmente se encontra em mercadão de muitas cidades.

Schintzel, geralmente é servido assim mesmo, secão, sem molho algum.

A parte cultural da cidade também me agradou. Não por ser vasta mas pela forma que estão dispostos os museus. Os grandes museus estão num bairro da cidade chamado quartel dos museus. E entre os museus existem promoções de se comprar o ingresso em um e poder ver outro. Os museus foram montados dentro de palácios e entre as construções, tem praças, jardins que acabam formando um lugar bem bonito.

Nesse palácio funcionam 3 museus, e de frente pra ele tem outros 2 museus. Atrás dele tem mais um.

Lá tive a oportunidade de um primeiro contato com Michelangelo, em uma exposicão com basicamente rascunhos que ele fez para desenhar grandes obras.

Foi provavelmente uma das cidades que eu me senti melhor aqui na europa. E se fosse escolher algum lugar pra voltar, essa seria uma das cidades que me fariam pensar. Mas como eu disse no começo talvez tenha gostado mais q outros lugares devido às pessoas que conheci.

Bom é isso,

Abrs,

do Gu

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lost Europeu

Fala galera,

Depois de um tempo sem postar, mais um post das minhas andanças. Eu devo conseguir fechar todas as minhas andanças com esse e outros 2 posts. Depois disso só restarão posts especiais e o de finalização deste meio que vos comuniquei como vem sendo minha viagem.

Bom depois da Alemanha, fomos de carro de munique até Praga para virada de ano. Expectativas elevadas uma vez que era considerado um dos melhores lugares para c passar a virada. A cidade é bem grande. Muitas ruazinhas tortuosas q se ramificam e formam um verdadeiro labirinto. As construções tem aquele ar antigo de leste europeu, no entanto o movimento de pessoas faz com que o lugar se torne mais vívido.

Charles Bridge cortando o danúbio.

Eu diria que eu dei azar de passar por lá em tal data. O índice de furtos é muito elevado, o qual fui vítima no metro, e a temperatura é muito baixo. Chegamos a pegar 15 graus negativos. O vidro do carro congelava por dentro. Apesar dos pesares é um lugar legal. Tem varias torres, uma ponte legal, um castelo, uma igreja com um relógio esquisito, mercados de natal. Se come o mesmo que se come na alemanha. Isso não só pra praga mas pro leste europeu em geral.

Mercado de natal na Old Town Square

Após praga, passei rápidamente por Plzen(ou Pilsen), q serviu de posto de descanso após 10 dias na estrada, uma vez que não tinha muito o q fazer por lá. Depois de Plzen fui pra Budapeste.

Foto tirado de Buda que da uma boa visão de Peste. A ponte é chamada de chain bridge e na esquerda da pra ver o parlamento, um dos prédios mais bonitos da cidade.

Budapeste foi a melhor cidade que eu visitei das cidades consideradas em países do leste europeu. Ela é na verdade a junçao de duas cidades, Buda e Peste (q c fala Peshte). O lado de Buda é mais sério, é onde se encontra o castelo e os palácios reais e fica em um morro junto a rio danúbio. Cruzando o rio vem Peste, q é onde as coisas acontecem. Boa parte do que c tem pra visitar ta por lá, restaurantes, área turística e etc...

Essa é a basílica. Coloquei a foto pq achei interessante que é uma das únicas (ou a única) igrejas a não ter jesus no altar e sim o Rei da hungria, que foi considerado santo pela igreja.

É uma cidade com certo agito, pois o povo é um tanto quanto festeiro, e com uma bagagem histórica monstruosa. Participaram ativamente das tres grandes guerras que o mundo viveu: As duas guerras mundiais e da guerra fria, uma vez que foi dominada pelos russos. E é possível ver traços de todos os períodos pelas ruas. Existem até tours específicos pra cada período.

Casa de banho. Eu fui em uma parecida com essa. Se bobiar é até a mesma mas não fiquei em uma sala tão grande.

O território também foi dominado por turcos em algum momento do passado, onde eles adquiriram a cultura das casa de banho. Nada mais é que grandes piscinas termais (termas naturais, fede...) que o povo fica dentro cozinhando. É muito explorado como forma de tratamentos alternativos, sendo que a maior delas tem até um hospital acoplada.

Lado histórico de bratislava.

Despois de Budapeste visitei Viena, que não é leste europeu, então vou falar dela em outro Post. Após Viena, fiquei um dia em Bratislava. Só passei por lá por ser uma porta de entrada e saída para região. Tendo um bom aeroporto e voos parados para lá e saindo de lá. Bratislava é a capital da Eslovaquia. É uma cidade de negócios, com uma área comercial extensa. Da impressão que a Republica Tcheca ficou com a parte cultural, e a Eslovaquia ficou com as riquezas. Como história e cultura não é muito rica, chega a ser um pouco artificial a parte turística, mas não vou dizer que é um lugar ruim de c visitar. É um lugar que está se desenvolvendo e que ainda não está preparado para receber pessoas de fora.

Bom, bem resumidamente essa foi minha passagem pelo Leste Europeu.

Leiam o próximo tópico falando de Viena que foi um lugar que eu gostei muito.

Abraços,

do Gus.

PS: Todas as fotos foram coletadas no Google.
PS²: Eu poderia ter feito o caminho entre as cidades de barco, 3 das 5 eu tenho certeza que são cortadas pelo danúbio. Viena e Plzen eu não tenho certeza.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alemanha

Fala galera,

Dexei acumula muita coisa e agora ta me dando muita preguiça de postar tudo o que daria pra postar. Então eu vou dar uma resumida.

Depois de Frankfurt agente pegou um carro e fomos até Stuttgart. Sem grandes problemas na viagem. O vidro congelava, mas compramos um limpa vidro do mal lá que impedia o gelo de grudar no vidro ou msm se formar. Chegamos em Stuttgart por volta das 4, 5 da tarde, dormimos lá, e por volta do meio dia partimos. Só deu tempo de visitar o museus da Mercedez. É bem legal, mas tivemos que correr por que o museu estava fechando. No dia seguinte era pra gente ter visitado o da porshe, no entanto tava fechado, então seguimos viagem.

Museu da Mercedez visto de fora.

De stuttgart passamos por Baden-Baden... uma cidade muito parecida com campos do jordão, almoçamos e andamos um pouco pela cidade e de lá entramos pra dentro da Floresta Negra. Ela fica em um montanha, quase que o carro não subiu a ladeira cheia de neve, mas ele acabo subindo. O GPS não aceitava o caminho pelas estradas menores, então tivemos que ir da forma tradicional. O que deu mais emoção na coisa toda. O visual era bem legal, até que ficou noite e não dava pra ver mais nada. Passamos por uns 10 vilarejos até chegar em uma estrada maior onde o GPS se encontrou. Seguimos ele e depois de ir e voltar umas vezes achamos nosso hostel em um vilarejo de não mais que 1000 habitantes. Foi o melhor lugar que nos hospedamos na viagem toda. Estrutura de hotel, café da manha com mtas opções. A 15 minutos dali fica a cidade de Freiburgo, cidade universitária, com um centrinho com bares que lembravam os coffee shops de amsterdam, baladas, e restaurantes. Uma pena que só tinhamos uma noite e um de nós teria que dirigir no dia seguinte, pois acredito que poderiamos ter aproveitado muito mais a cidade.

Foto de Baden Baden

Após Freiburgo, cruzamos a floreste negra novamente e fomos rumo a Füssen. Lá tem o castelo em que nosso amigo Walter, o que teve a brilhante ideia de fazer um desenho animado sobre um rato chamado mickey, se inspirou pra fazer o castelo famoso em Orlando. O caminho já tivemos boas paisagens. Passamos no que acreditamos ser o começo dos Alpes Suiços, por um lago totalmente congelado, e chegando no castelo a paisagem fico ainda melhor.

Castelo de Neuschwanstein. Essa foto foi tirado de uma montanha. Quando vc está nele e ve a montanha gigante do seu lado o visual fica ainda melhor.

Mas só passamos por lá, vimos o castelo e fomos rumo Munique. Depois de passar por dentro de umas fazendas (certamente invadir alguma propriedade), chegamos a munique.

Lago Congelado!

Em munique ficamos por 2 noites, assim sendo deu pra sair, beber, se divertir, conhecer. Munique é uma cidade legal. Ela não é tão concentrada, o que atrapalha um pouco, mas possui muitas opções de programa. Tem a cultura da cerveja como uma das atrações turísticas, e não deve nada a qualquer outra cidade alemã em organizaçao e etc...

Floresta negra!

Bom, juntando Colonia e Frankfurt essa foi minha passagem pela Alemanha.

Posto a parte do Leste (ou Lost) Europeu em breve,

Bjos e Abraços

do Gu... guinha

PS: Fico devendo fotos. Peguei algumas da internet só pra ilustrar e duas que eu tirei com o celular. Mas não tirei muitas fotos. Então não tem como mostrar mto.

PS²: Parabéns Ju! Felicidades, juizo, sucesso e etc..

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Primeira Despedida

Como tudo começou... certamente deixarás saudades meu velho!

Hoje eu perdi conscientemente meu primeiro amigo. Foi quem abriu a porta quando eu cheguei, o primeiro a se apresentar e sorrir amigavelmente enquanto estava assustado com o novo mundo. O primeiro a dividir quarto, o que abriu mão de mais uns dias na residência estudantil para que eu não fosse morar sozinho em que mais tarde viria se tornar nosso lar.

Eu nunca gostei muito de separar os mundos, como se no intercambio fosse uma vida a parte enquanto a nossa vida “real” esperava nossa volta. Nunca gostei de separar porque não tenho a frieza de simplesmente ignorar o que se foi vivido e transformar tudo em memórias boas. Prefiro pensar em qual será a próxima.

Mas a verdade é que o intercambio, assim como a faculdade, assim como o trabalho, é uma atividade de começo meio e fim. E junto desse fim 99% das pessoas com as quais existiu um convívio ficam pra trás. As prioridades mudam e junto de obstáculos como a distancia ou mesmo o conflito de interesses, amizades morrem.

Eu espero que seja possível esse 1% ser grande o suficiente para que caibam todos as pessoas q eu me importo.

Gu

PS: Tópico dedicado ao rubinho (cara na foto do tópico)

PS²: Foi mal o devaneio com o tópico bem fora dos padrões que eu posto aqui. Mas é um pensamento que eu resolvi publicar.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Natal - Frankfurt

Fala galera,

Merry Xmas ! Desculpa o atraso mas desejo um feliz natal a todos que eu ja não desejei, e a todos q eu ja desejei fica o reforço. Meu natal teve uma pitada de depressão, por estar longe de todos que gostam de mim, familia e amigos, mesmo mantendo contato e por que a cidade simplismente parou. Então não havia nada aberto e praticamente ninguem nas ruas. As únicas coisas que funcionavam eram os kebabs da vida, geralmente comandados por turcos ou similares que não são católicos ou se são acham que deus não se importa deles continuarem a ganhar uma graninha.

Galera curtindo um som, tomando um cervejinha. Na ordem estou eu, Nadia, Ana, Mineiro, Batata, Duds e o H atras da câmera.

No entanto fizemos uma festinha no hostel, regada a bastante cerveja e os brasileiros se juntaram. Fomos os únicos a se abraçar quando deu meia noite e foi consumado o natal. Os outros gringos só nos assistiram. Foi legal. Deu pra dar umas risadas e esquentar um pouco a noite de inicio depressivo que estavamos passando. O reencontro com o Duds e o H, ambos amigos meus de são carlos também deu uma certa alegria que superou o primeiro sentimento.

Eu, H e Duds em frente do que supostamente é o banco central europeu.

Ficamos em frankfurt dia 24 e 25. Ambos os dias o comercio se manteve fechado. No dia 25 depois do almoço alguns restaurantes e bares timidamente começaram a abrir. Demos uma volta basicamente olhando as coisas por fora. A neve não nos permitiu ir em um dos mirantes da cidade e a igreja a qual passamos não podia escalar a torre. Vou ficar devendo uma foto da vista de cima.

A cidade é bastante comercial. Capital de negócios certamente. Não tem muitos pontos turísticos ou zonas turísticas. Mas é uma cidade legal. Espero voltar lá quando a cidade tiver funcionando.

Bom é isso,

Abraços e Beijos... Saudades

do Gu

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Colonia

Cabelinho nevado, rio Reno ao fundo... Cheguei na Alemanha.

Fala galera,

Esqueci de posta no blog hoje. Então eu vou fazer um post mais sucinto no entanto vou tentar não deixar muitas informações passarem em branco. No dia 22 de dezembro comecei meu mochilão e o primeiro destino foi Colônia, na alemanha. Falando rapidamente da cidade, ela é a quarta maior cidade do país e um dos redutos católicos.

Perdi meu gorro dentro da igreja... tsc... tava indo comprar outro. Ao fundo a torre da igreja.

Foi minha primeira viagem totalmente sozinho. Cheguei bem tarde no hostel, por volta das 23hrs local, basicamente cheguei e dormi. No dia seguinte conheci meus companheiros de quarto e de todos, particularmente um australiano. Mas naquela manha eu saí sozinho pra conhecer a cidade. Dei uma volta pelo centro, fui até o Reno e fiz minha diversão predileta nesse mochilão: Escalar torres de igrejas. Essa foi a maior da viagem.. 533 degraus. Subida e descida são 1066 degraus vencidos.

Christmas Market... Ferinha de natal. Bom pra comer.

Parte de conhecer a cidade é conhecer a noite. Mas eu não sou muito fan de sair sozinho. Então na noite daquele dia resolvi descer pro bar do hostel. Lá encontrei o australiano que ja foi citado e fomos juntos encontrar algum lugar. Encontramos um Student Club, que era uma balada que só entravam estudantes. Com alguma lábia e sorrisos, mesmo sem uma carteirinha de estudante conseguimos entrar e foi uma noite legal.

Essa foto fico mto boa... é subindo até a torre da igreja.

Conhecemos um pessoal por lá, umas alemãs e umas americanas. As alemãs nos disseram que agente tinha conhecido o melhor lugar de colonia e que agora precisariamos conhecer o pior. entao fomos nós com elas pra uma outra balada bem underground. Nessa parte eu fiquei com um pouco de medo. Um lugar bem esquisito. No fim estavamos só eu o australiano e as duas alemãs... como gentlemen que somos acompanhamos elas até a casa delas. E depois voltamos de metrô.

Esse é o australiano. Isso foi uma tentativa frustrada da alemã tirar uma foto nossa no metro. Eu so o gorro preto...

Gostei bastante de colonia. A igreja é bem bonita e possui mercados de natais bem legais. Talvez eu tenha gostado bastante por ter conhecido uma galera legal e ter tido uma noite a qual gostei muito.

Eu mandando um cachorro quente alemão!

O que eu posso dizer de engraçado é que perto dos alemães eu sou um dançarino! hahahaha